terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Lua Nova - Crítica

Este é o segundo livro de Stephenie Meyer, intitulado Lua Nova (New Moon) . A história continua, desta vez, e para mim, com um pouco mais de emoção. Aqui está um pouco para abrir o apetite:

" Senti-me como se estivesse aprisionada num daqueles pesadelos aterradores, nos quais temos de correr, correr até os pulmões rebentarem, mas não conseguimos fazer o nosso corpo deslocar-se com rapidez suficiente...

No entanto, não se tratava de sonho nenhum e, ao contrário do que acontecia naquele tipo de pesadelos, eu não fugia para salvar a minha vida: corria para salvar algo infinitamente mais precioso. A minha vida pouca importância tinha naquele dia."

Na minha opinião este livro é superior ao Crepúsculo. Uma das coisas que tento analisar da melhor maneira são as descrições e como os acontecimentos decorrem sem serem forçados ou colocados de maneira pouco explícita.

Lua Nova tem como moral a importância da amizade. O amor pode acabar, podemos ficar vazios ou achar que a vida já não tem importância mas a amizade fica. Se for verdadeira. New Moon retrata a amizade, sem deixar o suspense e o perigo de lado.

A minha personagem favorita é o Jacob pela construção da sua personagem que penso ser a melhor.

Aspectos negativos: Talvez a descrição de sentimentos de Bella, quando um acontecimento transforma a sua vida. Demasiado repetitivo, tristeza quase depressiva.

Aspectos positivos: Factor perigo. Conhecer os dois lados e viver com os dois é algo que o livro descreve sensacionalmente.

Nota: 7

Espero que leiam e partilhem as opiniões.

Beijinhos

Patrícia

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Feliz Natal

O LYDO E OPINADO deseja a todos os LEITORES do Universo inteiro um Feliz Natal, cheio de muitas prendas (de preferência, livros, claro!!) =D

Tiago (E Patricia). :)

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

António Lobo Antunes

Ontem, assim do nada, fiquei com uma imensa vontade de "provar" a literatura de António Lobo Antunes. Ainda não li nada dele. Segue-se uma lista de todas as suas obras:

Memória de Elefante (1979)
Os Cus de Judas (1979)
A Explicação dos Pássaros (1981)
Conhecimento do Inferno (1981)
Fado Alexandrino (1983)
Auto dos Danados (1985)
As Naus (1988)
Tratado das Paixões da Alma (1990)
A Ordem Natural das Coisas (1992)
A Morte de Carlos Gardel (1994)
Crónicas (1995)
Manual dos Inquisidores (1996)
O Esplendor de Portugal (1997)
Livro de Crónicas (1998)
Olhares 1951-1998 (1999) (co autoria de Eduardo Gageiro)
Exortação aos Crocodilos (1999)
Não Entres Tão Depressa Nessa Noite Escura (2000)
Que farei quando tudo arde? (2001)
Segundo Livro de Crónicas (2002)
Letrinhas das Cantigas (edição limitada, 2002)
Boa Tarde às Coisas Aqui em Baixo (2003)
Eu Hei-de Amar Uma Pedra (2004)
História do Hidroavião (conto, reedição 2005)
D'este viver aqui neste papel descripto: cartas de guerra ("Cartas da Guerra", 2005)
Terceiro Livro de Crónicas (2006)
Ontem Não Te Vi Em Babilónia (2006)
O Meu Nome é Legião (2007)
O Arquipélago da Insónia (2008)


Alguém já leu algum destes livros? Qual acham que é o melhor para me introduzir neste autor? :)

Tiago.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Necromancia - Frederico Duarte

Pois é, é exactamente este livro que estou a ler neste momento. Chama-se Necromancia, e é o segundo da saga Destino do Universo, de Frederico Duarte, cujo primeiro livro "Avatar" já aqui falei neste blog.

Deixo a capa, a sinopse, e uma opinião provisória: Estou a meio e estou a gostar mais do que o primeiro, sinto mais realidade na história e confiança na escrita. Tem mais ligações com o nosso mundo real, e talvez por isso esteja a ser bastante credível. Espero continuar a gostar! =D

"Meio ano decorreu desde a Grande Batalha que libertou Nova. A paz instala-se e o equilíbrio regressa aos poucos. Mas a ilusão é rapidamente destruída: Adina está inexplicavelmente de volta, com um exército mais forte do que nunca. A Terra é o seu alvo, um mundo em que a magia há muito que foi esquecida e que não está preparado para o seu regresso. Mas Nova não está fora dos seus planos e as terras da Aliança sofrem ataques de demónios. Alexis e os seus companheiros são então forçados a pegar mais uma vez nas armas e enfrentar novos perigos para salvar ambos os mundos. Mas esperam-nos grandes surpresas, aliados inesperados e inimigos inimagináveis e a certeza de que qualquer que seja o resultado, nada será como dantes."

Já agora, podem ler o prólogo do livro carregando aqui.

E, já agora, acedam ao fórum da saga carregando aqui.

Se não escrever mais nada até ao dia 25 de Dezembro, desejo um bom natal a todos com muuuuuuitos livros! =D

Tiago

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Um regresso cheio de novidades

Antes de mais quero pedir imensas desculpas pelo meu súbito desaparecimento de tudo o que envolvia os meus blogs e principalmente, do Lydo e Opinado. Na verdade aconteceram várias coisas que me atrasaram e mudaram os planos. De qualquer maneira quero informar que voltei, cheia de energia e ideias para voltar ao blog a vivacidade de outros tempos.

Uma novidade que tinha para divulgar é que simplesmente já fui ver o filme "Twilight" (Crepúsculo) . Na minha opinião, e não querendo influenciar, gostei muito mais do livro. O filme baseia-se em algumas partes de relevo, mas ignora algumas essenciais para a compreensão da história. Para além de alterar alguns factos e acrescentar falas.

Quanto às personagens... a Bella está extremamente parecida com aquilo que imaginei. Se alguém já viu a apresentação do filme, deve ter reparado no seu aspecto. Sem dúvida que escolheram a pessoa adequada. Quanto ao Edward... tenho a dizer que fiquei algo relutante quando vi que o Rob Pattinson seria o vampiro. Depois de ver o filme constatei que estava tremendamente enganada, as expressões, a própria maneira de ser enquadrou na perfeição com o que era pedido. Quanto às outras personagens é de referir que passei a gostar de outras duas personagens: o Jasper e a Alice.

Quando tiverem oportunidade de ver o filme, agradecia que comentassem neste post e, no fim de algumas críticas, se conseguisse uma espécie de tópico com o gostei, não gostei, relativamente ao filme achei que..., quanto ao livro o assunto podia ter sido mais..., não passa de opiniões que irão ajudar outras pessoas a descobrir e a interessar-se por pormenores que podem ter escapado.

Queria agradecer ao Tiago por manter este blog durante a minha ausência e voltar a pedir desculpa pelos longos meses desaparecida.

Obrigado,
Patrícia
Blog Widget by LinkWithin