quinta-feira, 12 de março de 2009

Notícias da Feira do Livro de Lisboa 2009


Este ano de 2009, a Feira do Livro de Lisboa (e do Porto) estará inovada, com novos conceitos, pavilhões, datas e horários. Neste post, o Lydo e Opinado vai juntar informações de diversas fontes e informar os seus leitores acerca das notícias que já temos acerca da feira.

A Feira do Livro mais importante do país será, este ano, realizada com mais de um mês de antecedência: está previsto durar de 30 de Abril a 17 de Maio. Há quem não concorde com a data, pois tem medo da chuva que pode perturbar a feira... mas esta nova data, que foge à regra dos últimos anos, é justificada pelo desejo da APEL (a organização das Feiras do Livro de Lisboa e do Porto) de querer que as feiras do livro das duas cidades sejam em períodos diferentes, de forma a prolongar o "chamamento das atenções" e o "período total de feira" (perdoem-me as expressões). Assim, a Feira do Livro do Porto realizár-se-á de 22 de Maio a 14 de Junho.

Em Lisboa, a Feira será realizada, como sempre, no Parque Eduardo VII. Mas no Porto existem mudanças: a Feira vai voltar ao seu local original, ou seja, na Avenida dos Aliados.

Os pavilhões das editoras vão sofrer alterações, e deverão ter o aspecto do que está representado na figura que encabeçalha o post. A maior parte dos editores disse estar satisfeita com a inovação dos pavilhões, mas o presidente do grupo LeYa (que engloba dez das principais editoras portuguesas), que foi o grupo que causou a polémica da feira do ano passado, decidiu não comentar.

O país-tema da feira deste ano será o Brasil.

Os horários da Feira do Livro de Lisboa também vão ser mudados. A abertura passará a ser mais cedo, para que as pessoas possam passar a visitar a Feira nas suas horas de almoço. O que está fixado é o seguinte:
Abertura:
De 2ª a 6ª às 12:30
Sáb. Dom. e Feriados às 11:00
Encerramento:
De 2ª a 5ª às 20:30
6ª e Sáb. às 23:00
Dom. e Feriados às 22:00
Último fim-de-semana às 24:00
Também li algures na Internet que os organizadores vão apostar num pavilhão especial, com dezenas de computadores ligados com ligação à web, para que os visitantes da feira possam postar nos seus blogs de livros e os jornalistas e repórteres possam escrever em pleno recinto da Feira, assuntos relativos à mesma. Querem, assim, divulgar o seu evento. Por isso, não se admirem se o Lydo e Opinado tiver um post daqui a uns meses escrito em directo da Feira do Livro!

Tiago

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin