sexta-feira, 24 de julho de 2009

Como editar um livro?

Ora bem, esta era das perguntas que mais me suscitava interesse desde que comecei a escrever. Como editar um livro? Não no contexto de Editoras ou qualquer tipo de burocracia, mas o que podia fazer para melhorar a minha escrita e para que os leitores não perdessem o interesse na história desenvolvida. Pois ontem, encontrei um site particularmente curioso quanto à minha "dúvida existencial". Aqui vão alguns passos para quem gosta de escrever e pretende partilhar com o Mundo a sua obra:

  • Define o que se quer contar. Escreve algo que pode ser um pensamento, uma ideia, apenas uma frase. A partir daí, tenho a certeza que a imaginação iniciará um projecto construtivo.

  • Ter muita persistência. Muitas vezes vão olhar para o que escreveram e achar que não está nada bem. As frases estão mal construídas, as ideias mal desenvolvidas, há um retrocesso no projecto construtivo. É nessas alturas que uma segunda opinião, (ou até uma terceira) , ajudarão a uma melhor reflexão e progressão na actividade.
Nove passos para utilizar um bom Português:
  1. Escreve de forma informal; utiliza uma linguagem a que todos tenham acesso.

  2. Evita frases compridas; no entanto, que tenham uma boa estrutura frásica.

  3. Tenta ser criativo; faz com que a história desenvolvida seja interessante tanto aos teus olhos, como aos olhos dos leitores.

  4. Faz perguntas aos leitores; muitas vezes parar para avaliar qualquer atitude ou reacção, é sinal que a história é envolvente.

  5. Cria situações de suspense; um cenário arriscado é sempre bom para dar ritmo.

  6. Escreve com humor; quando alguma situação é criada e pode ser utilizada uma deixa humorística, engloba-a dentro do teu projecto criativo.

  7. Tenta manter um ritmo estável do princípio ao fim.

  8. Faz com que o leitor sinta o que está escrito; é importante que o leitor se identifique.

  9. E por último, ter uma atenção especial com a pontuação. O que vai, sem qualquer dúvida, influenciar os restantes oito passos.

(Todas estas informações foram retiradas do site: http://www.editarumlivro.com/como_editar.html . O texto é inteiramente da minha autoria excepto os "Dez passos para utilizar um bom Português". )

Patrícia

3 comentários:

Tiago Mendes disse...

Na verdade, escrever um livro não é uma tarefa fácil, mas é gratificante. Falo por experiência própria. Durante muitos anos tentava, em vão, terminar as minhas histórias. Acontecia-me exactamente aquilo que referiste no segundo ponto: ia a olhar para o que tinha feito, e não gostava. Achava que não estava de acordo com o que queria. Mas descobri que, comigo, não resultam segundas opiniões - não enquanto não acabo de escrever toda a história. Só no fim a posso mostrar a alguém. Cada pessoa tem as suas manias... :)

E pronto: agora que terminei o Preso, já me sinto com mais confiança a escrever. Já tenho o apoio de pensar "já acebei uma, posso acabar outra". E parece que desde então as coisas têm corrido muito melhor. A taxa de desistência desceu de 100% para 0! xD

*

Leto of the Crows - Carina Portugal disse...

E essas dicas estão muito correctas ^^ Pelo menos quando se estima a um romance.

Harry17 disse...

pois estao..penso que vi tambem uma dica noo site da editorial caminho

Blog Widget by LinkWithin