quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Nobel da Literatura 2009


Eu não sou definitivamente a melhor pessoa para falar acerca do Nobel da Literatura, porque sinceramente pouco entendo dos escritores que já ganharam este prémio. O que quero dizer com isto é que, da lista dos mais de cem já distinguidos com este prémio, ao longo dos últimos cento e tal anos, só dois ou três é que conheço de nome, e de nenhum li nada. Noto uma certa tendência de ser atribuído o prémio a autores que não estão na ribalta. E também a já idosos, com uma vasta obra.

Por essas razões, o prémio Nobel afasta-se um pouco daquilo que eu acho que deveria ser (na minha idealização, seria mais uma distinção por um determinado romance, e não por uma obra; e o número de leitores também interessaria!).

José Saramago é o nome que mais significa para mim, mas apenas por ser o único português. Nunca li nada dele, mas tenciono fazê-lo nos próximos meses, ainda não sei bem com que livro.

Quanto ao vencedor deste ano, adianto desde já com 100% de certezas que irei errar no meu prognóstico (até porque nem são prognósticos - digamos que são apenas a minha atribuição do Nobel, dentro dos limites dos livros que li este ano).

Então, o Nobel da Literatura 2009 vai, sem que pense duas vezes, para Haruki Murakami, por "Sputnik, meu Amor" e "A Sul da Fronteira a oeste do Sol"; mas também para mais dois! George Orwell, por "Mil Novecentos e Oitenta e Quatro", e para George Martin, pelas mais que maravilhosas "Crónicas do Gelo e do Fogo".

Sei que vou errar... mas vá, pode ser que a organização nos surpreenda! :) Saberemos algures para meados de Outubro.

Tiago

5 comentários:

Kath disse...

Aconselho-te "As Intermitências da Morte" do Saramago. Gostei bastante dele.

fairybondage disse...

Do Saramago ainda só consegui ler um completo "O memorial do convento" custou a ler, mas depois de acabar nunca mais o esqueci!!! Aconselho!

Mil beijinhos

Jorge disse...

Difícil ir para o George Orwell: ele morreu em 1950, 59 anos atrás...

Tiago Mendes disse...

Jorge,
eu sei isso xD No entanto, esse parágrafo do post não foi propriamente sério. Tenho a certeza de que o prémio não irá para nenhum dos três, MUITO MENOS para o George Orwell. Mas foi uma espécie de subtileza para mostrar que adorei ler o 1984 ;)

Patrícia disse...

Estou a apoiar o Haruki Murakami , desses três xD
Ainda não li nada dele, mas pelo que se fala... :)

Blog Widget by LinkWithin