terça-feira, 28 de julho de 2009

A Tormenta de Espadas - Crítica

Esta crítica contém revelações do enredo a quem ainda não leu os primeiros cinco volumes d'As Crónicas de Gelo e do Fogo. Apenas o primeiro e o quarto parágrafo estão livres de spoilers.

A funcionar como uma turbina de emoção, A Tormenta de Espadas, quinto livro das Crónicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, é para mim o melhor de todos até ao momento. É recuperada um pouco da essência que encontrei perdida no 3º e 4º volume. Voltei a encontrar-me com a emoção de seguir uma personagem, com aquela intensidade característica deste saga. Com certos capítulos poderosos, outros nem tanto, acabamos por cair na rede desta Tormenta; acabamos por estar dependentes das revelações e dos acontecimentos... num crescendo de qualidade da literatura.

Os melhores capítulos foram, na minha opinião, os de Daenerys Targaryen. A pretendente ao trono que está ainda a meio mundo de distância de Westeros, não sendo a minha personagem preferida (mas estando lá perto), tem os capítulos que me são predilectos. Seguem-se os de Tyrion Lannister, personagem que por si só já provou em volumes anterior ser muito bem concebida, e neste se volta a revelar. Catelyn Tully também me surpreendeu com bons capítulos, embora continue a não gostar muito da sua personagem. Sansa Stark desiludiu-me um pouco, pois estava à espera de uma melhor prestação dela nos seus capítulos. A sua irmã, Arya Stark, tem a vantagem de ter mais acção nos seus capítulos; embora ache que a personagem dela não é totalmente credível para uma rapariga de dez ou onze anos. Jon Snow tem capítulos intrigantes e emocionantes, mas continua a não ser uma das minhas personagens preferidas. Jaime Lannister assume-se como uma grande revelacção enquanto personagem, embora os capítulos pudessem ter sido melhores (não sei porquê, mas imagino-o, em aspecto e personalidade, tal como o Sawyer, da série LOST). Samwell Tarly não foi grande surpresa como personagem, vista do ponto de vista mais directa. Brandon Stark continua a ter capítulos que não me fascinam, e a personagem dele continua a não me suscitar nada de mais. Por último, Davos: como não alimento grandes expectativas acerca desta personagem, também não me desiludo.

Quanto às personagens que não lhes têm capítulos dedicados, as minhas preferências recaem sobre Brienne (toda aquele complexo com a sua femininidade) e o Cão de Caça (pela bondade e malvadez misturadas).

A história não tem um enredo tão fácil de definir como os restantes volumes, mas cativou-me, mas fascinou-me, e levou-me para uma realidade paralela credível e emocionante. Parabéns a George Martin por mais este fantástico livro de fantasia... e agora segue-se o sexto, que vou ler de seguida!

Páginas: 534

Personagens Preferidas: Tyrion, Jaime, Daenerys, Brienne e Cão de Caça.

Nota (0/10): 9 - Excelente

Tiago

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Os Meus Livros


"Os Meus Livros" é uma revista portuguesa independente dedicada ao mundo dos livros. Em cada edição, a revista antecipa os títulos que vão ser lançados no mercado, os principais eventos em agenda para o mês, assim como analisa o conteúdo dos livros mais importantes recentemente lançados. A secção de críticas, destaca os prós e contras de cada livro, atribuindo-lhes uma classificação numérica, enquanto entrevistas com escritores, editores e outros protagonistas ajudam a conhecer melhor este mundo. Por tudo isto "Os Meus Livros" é O Guia da Boa Leitura.

A assinatura da revista pode ser feita através do site oficial da revista, mais precisamente, neste link: http://www.oml.com.pt/assinatura.php .

O site contém uma Agenda com vários encontros, festivais, colónias de férias, encontros de poesia, e ect que é bastante rica em informação. Para acederem: http://www.oml.com.pt/files/agenda.pdf .

Também contém novidades de livros que vão saindo, divididos em categorias, sendo assim muito mais fácil encontrar o livro que queremos. Este mês à venda: http://www.oml.com.pt/este_mes.php .

Pelo que eu percebi, esta revista existe desde 2004 e tem-se prolongado até agora com algum sucesso. Na último publicação da revista, em Junho de 2009, tiveram uma entrevista com Ricardo Menéndez Salmón; falaram da pré-publicação do livro "Amanhecer" de Stephenie Meyer; e falaram de estrelas como Obama, Saramago, Tom Cruise, etc.

Sara

P.S. - Com este primeiro post acabo por me apresentar: sou a nova leitora deste blog e espero fazer o meu melhor para o manter actualizado e do vosso agrado.

domingo, 26 de julho de 2009

Um ano de «Leyturas e Opiniões»!


Para mim, admito, não é só a história que conta, embora tenha um grande peso no prazer que obtenho da leitura. É o pensar que quero ler; é pegar no livro; é olhar para a capa; é sentar-me, de preferência ao ar livre; é inspirar fundo, e abrir a primeira página; é, por vezes, cheirar; é ter o livro por amigo; é fazer-me acompanhar dele para muitos dos sítios onde vou; é poder entrar em novas realidades, ou colocar-me na pele de outras pessoas; é descobrir. E, se tudo isto resultar, E a história ainda por cima for boa, então posso dizer que se tornou uma leitura perfeita.

Este blog surgiu de uma ideia que eu tive, inspirado por outros que já existiam na Internet: falar de livros, e fazer críticas aos que tinha lido. Decidi convidar a minha amiga Patrícia a também fazer parte deste projecto, e ela aceitou prontamente. E cá estamos, um ano depois, com números impressionantes: mais de 4.000 visitas independentes, que originaram quase 6.000 pageviews, de dezenas de países diferentes (embora Portugal represente mais de 80%). Ficamos ainda mais contentes ao observar que este mês de Julho, juntamente com o de Janeiro, está a ser o melhor mês em termos de visitantes!

Num ano, fizemos 30 críticas a livros - embora 22 das quais tenham sido minhas. A Patrícia teve vários problemas de Internet no decorrer nos últimos meses, o que, juntando à dedicação à escola, a impediram muitas vezes de aceder ao site. Por isso, e embora ela continue na equipa, resolvemos convidar mais uma autora para o blog. Chama-se Sara (o nick é Sássára), e é minha colega de turma. Como também gosta de ler e até sabe criticar bem, foi a escolhida para se juntar à equipa do Lydo. Bem-vinda, desde já!

Quero ainda realçar o destaque que o Lydo e Opinado teve no mês de Maio, no decorrer da Semana Marillier. Agradeço imenso as vossas visitas e comentários, agradeço à Juliet Marillier pela entrevista dada. Comuniquei há cerca de quinze dias à própria autora o sucesso de visitas que o blog teve durante a semana, e ela respondeu o seguinte, nesse extracto do email:


I'm very happy to score 8 out of 10 for Wildwood Dancing! I appreciated the
opportunity to be featured on the blog, too, and I'm delighted that there
were
so many visitors during that period.

Em breve queria organizar outras semanas temáticas dedicadas a autores... mas
preciso de sugestões. Talvez alguém tenha algumas?...

E pronto, é isto! Na minha opinião foi um ano muito positivo para o Lydo e Opinado, e espero que o próximo seja ainda melhor! Porque um ano depois da criação do blog, temos um projecto consistente, com um número regular de visitas por dia (cerca de 20, ultimamente), e com críticas que, esperamos, sejam cada vez mais desenvolvidas e verdadeiras. Parabéns!!

Tiago
(em nome de toda a equipa!)

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Como editar um livro?

Ora bem, esta era das perguntas que mais me suscitava interesse desde que comecei a escrever. Como editar um livro? Não no contexto de Editoras ou qualquer tipo de burocracia, mas o que podia fazer para melhorar a minha escrita e para que os leitores não perdessem o interesse na história desenvolvida. Pois ontem, encontrei um site particularmente curioso quanto à minha "dúvida existencial". Aqui vão alguns passos para quem gosta de escrever e pretende partilhar com o Mundo a sua obra:

  • Define o que se quer contar. Escreve algo que pode ser um pensamento, uma ideia, apenas uma frase. A partir daí, tenho a certeza que a imaginação iniciará um projecto construtivo.

  • Ter muita persistência. Muitas vezes vão olhar para o que escreveram e achar que não está nada bem. As frases estão mal construídas, as ideias mal desenvolvidas, há um retrocesso no projecto construtivo. É nessas alturas que uma segunda opinião, (ou até uma terceira) , ajudarão a uma melhor reflexão e progressão na actividade.
Nove passos para utilizar um bom Português:
  1. Escreve de forma informal; utiliza uma linguagem a que todos tenham acesso.

  2. Evita frases compridas; no entanto, que tenham uma boa estrutura frásica.

  3. Tenta ser criativo; faz com que a história desenvolvida seja interessante tanto aos teus olhos, como aos olhos dos leitores.

  4. Faz perguntas aos leitores; muitas vezes parar para avaliar qualquer atitude ou reacção, é sinal que a história é envolvente.

  5. Cria situações de suspense; um cenário arriscado é sempre bom para dar ritmo.

  6. Escreve com humor; quando alguma situação é criada e pode ser utilizada uma deixa humorística, engloba-a dentro do teu projecto criativo.

  7. Tenta manter um ritmo estável do princípio ao fim.

  8. Faz com que o leitor sinta o que está escrito; é importante que o leitor se identifique.

  9. E por último, ter uma atenção especial com a pontuação. O que vai, sem qualquer dúvida, influenciar os restantes oito passos.

(Todas estas informações foram retiradas do site: http://www.editarumlivro.com/como_editar.html . O texto é inteiramente da minha autoria excepto os "Dez passos para utilizar um bom Português". )

Patrícia

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Nova Colecção TEEN, da Saída de Emergência

Carregar na imagem para a ver num tamanho maior

A Saída de Emergência, editora portuguesa que tem apostado na fantasia e na ficção científica, além de muitos outros géneros literários, vai estrear amanhã a sua nova colecção, destinada a um público Jovem-Adulto. TEEN (trocadilho entre Teenager=Adolescente e Tonifica E Estimula Neurónios) promete revolucionar o mercado editorial em Portugal, no que diz respeito a esta faixa etária. Com certos aspectos inovadores, a colecção é bastante apelativa em termos de imagem e conceito. Seguem-se algumas das características que são destacadas no próprio site da editora:

  • Publicará a melhor fantasia e as aventuras mais emocionantes;
  • O lema da colecção é "uma aventura por mês";
  • Reúne excelência de conteúdo e grafismo perfeito;
  • Os livros terão capa dura;
  • Os livros respeitarão o novo acordo ortográfico, o que, segundo a editora, permitirá aprender enquanto se ler.
Para verem uma apresentação mais detalhada da colecção e algumas imagens de capas e interiores dos livros, carreguem aqui.

O primeiro livro que inaugurará esta colecção que tem tudo para se destacar no mercado será Daenerys - A Mãe dos Dragões. Trata-se nada mais nada menos que uma das personagens da famosa série de George R. R. Martin, As Crónicas de Gelo e Fogo, também editada pela Saída de Emergência. Ao longo dos primeiros livros da série, Daenerys não interage com as outras personagens, o que permite que os capítulos por si narrados façam por si só uma história à parte. Acho, portanto, inteligente, esta decisão da editora. Desta forma, poderão captar mais a atenção para a saga principal. E, como minha personagem preferida, não posso deixar de arranjar este livro.

Existe uma campanha na Bertrand, penso que a partir de amanhã, que consiste no seguinte - se se fizer compras no valor igual ou superior a 25 euros em livros, recebe-se grátis este primeiro volume da colecção TEEN. A não perder, esta oportunidade. Ou então, podem comprar por 12,57€, a partir do site da editora, com 10% de desconto. Ver aqui.

Estou ansioso por ver como irá o público lidar com a colecção que, como já disse, tem muito para dar. Tenho a certeza que será bem recebida. Tem tudo para o ser! Parabéns Saída de Emergência, por todo o excelente trabalho que têm desenvolvido até ao momento.



Tiago

sábado, 18 de julho de 2009

Ler Martin dá sempre prazer...


Estou neste momento a cinto e cinquenta páginas de terminar A Tormenta das Espadas, do George R. R. Martin, o quinto da saga; e estou simplesmente a adorar o livro. Isso faz-me pensar numa coisa muito curiosa: cada vez que começo a ler um livro dele, lembro-me logo de seguida o quanto gosto de o fazer...

Estas Crónicas de Gelo e Fogo, pelas bases que têm, pelas descrições q. b., pelas personagens absolutamente verídicas, pela complexa linha de enredo, pelos cenários descritos de forma magnânime, pela imprevisibilidade, ou pelos... ou por... tudo. Esta saga tem tudo para ser considerada a melhor de sempre do género.

Já e oficial que existirá uma série de televisão, com sete temporadas, para ilustrar esta história. Espero ansioso por isso, porque ao ler as páginas de cada um dos livros desta saga, imagino de facto uma série de televisão; que também tem tudo para se tornar a melhor do seu género (e isto só olhando para o enredo!).

Ler Martin dá sempre prazer... e olhem que dá mesmo! Quem ainda não começou, devia começar!
Tiago

sábado, 4 de julho de 2009

A Sombra do Vento - Crítica

Um livro dentro de outro livro: é assim que podemos começar uma crítica acerca da Sombra do Vento, do internacionalmente conhecido através desta obra Carlos Ruiz Zafón. Esta história conta-nos a vida de um rapaz que descobre um livro do qual existem limitadíssimos exemplares em todo o mundo. Ele lê esse livro numa noite, e passa a ser o seu preferido. Curioso, deseja começar uma busca acerca do autor, Julián Carax. Rapidamente se apercebe que a vida de tal homem está envolta em grande mistério, e que pouco ou nada se sabe acerca dele. É aqui que tudo começa.

Esse tal livro que Daniel (o nome do protagonista, o tal rapaz de que já falei) leu numa noite chama-se, coincidência ou não, A Sombra do Vento. E partir do momento que o rapaz começa a investigar a vida do autor, a sua vida muda para sempre… inexplicadamente, começamos a ver que Julián Carax e o próprio Daniel têm uma existência paralela, demasiado em comum.

Este livro não é fácil nem difícil de se ler. Por um lado, o mistério é demasiado prolongado, e mentiras confundem-se com verdades, e, a certa altura, dei comigo perdido entre a investigação. No entanto, o resultado final é inteligente, e as relações entre as personagens estabelecem-se de forma assustadora! Outro ponto positivo está exactamente nas personagens: algumas eram tão reais, e tão apaixonantes de se ler! Destaco sem qualquer dúvida Fermín Romero de Torres, que tanto me fez rir com os seus modos.

Barcelona é retratada como dificilmente uma cidade é espelhada num livro. As ruas, os cenários, a afeição que as personagens sentem. O autor consegue moldar os cenários de acordo com a emoção das personagens. Um mistério literário, acerca de um livro dentro de um livro, de uma Sombra do Vento dentro de outra Sombra do vento, num cenário onde personagens e factos se movem sobre a sombra do vento.

Páginas: 507

Personagem Preferida: Fermín Romero de Torres, porque é a personagem mais real que vejo no livro, embora todas estivesse muito bem retratadas; Penélope, pela beleza que transmitiu apenas através das palavras do autor; e Julián Carax, porque… porque gostei da sua vida, e me cativou desde o início.

Nota: 8/10 – Muito Bom


Tiago

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Nova adquirição: Pride and Prejudice (de Jane Austen)




















Cá está o livro que comprei ontem numa ida à FNAC. Andava à procura deste "Orgulho e Preconceito" desde que vi o filme, há cerca de 4 meses. Adorei os cenários, as músicas, o trabalho dos actores, e também a história em si. Daí que tenha ficado intrigado com a versão em papel, a original, da autora britânica do século XIX, jane Austen.

Por ser um livro antigo, considerado um clássico, achei também que seria curioso lê-lo em inglês; normalmente costumo ler tudo em português, até porque não sou lá muito bom em línguas estrangeiras, mas o facto é que não encontrei a versão em português. Nem em inglês... até ontem. Decidi que, visto que até já conheço a história, seria muito mais interessante ler este livro na sua língua original, e não terei dificuldades de compreensão: na prática, o saber um pouco o enredo vai ajudar; e não me parece que vá prejudicar o gosto da leitura.

Esta versão é ilustrada, tem assim umas 150 ilustrações a preto e branco, que se encaixam no meio do texto. De capa dura, não foi assim tão barato (23 euros)... mas... está bem, podem chamar-me completamente maluco. Mesmo com a quantidade de livros que tenho para ler este Verão, ainda me ponho a comprar mais! É de loucos, sim!

Tiago
Blog Widget by LinkWithin