domingo, 14 de fevereiro de 2010

Crítica - O Festim dos Corvos


Título: O Festim dos Corvos
Autor: George R. R. Martin
Tradutor: Jorge Candeias
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 423
Preço Editor: 18,85€

Sinopse - Spoilers: «Continuando a saga mais ambiciosa e imaginativa desde O Senhor dos Anéis, As Crónicas de Gelo e Fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores.
Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos.
Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo...»

Este festim dos corvos não foi bom só para as aves referidas: acho que os leitores também se deliciaram com o sétimo volume das Crónicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin. Eu pelo menos saí muito bem servido, e gostava de ser convidado mais vezes para estes banquetes. Tenho de escrever a crítica rápido porque estou quase a partir para o Mar de Ferro, e daqui a pouco já não apanho o barco. Brincadeira à parte: adorei este livro.

A maior parte das críticas que li pela internet acerca d' O Festim dos Corvos denotavam desilusão. Diziam que não deixava de ser bom, mas que baixava um pouco o nível. Talvez por esta mesma razão, de não ir com o ânimo muito elevado, a leitura acbou por se revelar uma surpresa. É bom surpreender-me constantemente com os meus autores preferidos. A renovação do leque de personagens que acompanhamos foi uma lufada de ar fresco, que na minha opinião só vai dar mais fôlego à história. Acho que gosto dos volumes assim mais parados de Martin.

Spoilers: Das personagens novas que passámos a acompanhar, um destaque grande da minha parte para Cersei Lannister. A rainha surpreendeu-me, e muito! Foi com ela que mais me diverti no livro, não houve nenhum capítulo em que evitasse rir-me dos seus pensamentos contrários ao que dizia. É uma pessoa pérfida, mas enquanto leitor senti grande facilidade em ler os seus capítulos. Prefiro ver a Corte pelos olhos dela que pelos de Jaime, que estava um bocadinho fraquinho neste volume.

Quanto a Brienne, inicialmente gostei de ler os seus capítulos, mas depois fui perdendo o ânimo com ela, aos poucos. Espero que melhore no próximo volume, porque enquanto personagem é muito boa - os seus capítulos é de deixam a desejar.

As irmãs Stark - poucos capítulos, mas bons. Adoro a Sansa enquanto personagem, e vê-la junto ao Mindinho nos capítulos é ainda melhor. Arya Stark não gosto tanto, mas quem melhor para explorar território desconhecido, como Bravos? Gostei de Samwell, achei os capítulos muito completos e viciantes.

Os pontos de vista das ilhas de ferro e de Dorne foram muito bem conseguidos, relatados sempre por personagens diferentes, conseguimos ter uma visão maior do prisma. Conhecemos finalmente Dorne (queria fazê-lo há muito), e de forma simples e bem conseguida é-nos relatado os acontecimentos nestas duas áreas geográficas.

E.... senti saudades da Daenerys, do Tyrion, e do Bran. Do Jon Snow nem por isso. Estou muito bem sem Jon Snow, aliás.

Quero realçar o excelente trabalho de Jorge Candeias na tradução; acredito que esta saga exija dedicação por parte de um tradutor, visto que tem muitas expressões e nomes de lugares e terras com significados em inglês e que ao traduzir possam perder força... à parte de duas trocas de nomes julgo que por lapso num ou outro capítulo, nada a assinalar. Parabéns!

O Festim dos Corvos é um volume de pausa, para pensar com calma em tudo o que aconteceu e que está para acontecer. A descrição dos ambientes, vida na corte, viagens por terra e por mar, as personagens perfeitamente construídas, as relações de amizade e ódio que criam com o leitor... esta saga de fantasia está ao rubro, e este volume foi uma muito boa surpresa. Que o festim continue no mar de ferro, para onde vou viajar já de seguida.

Personagens Preferidas: Cersei Lannister, Aeron Greyjoy, Sansa Stark, Samwell Tarly, Areo Hotah...

Nota (1/10): 9 - Excelente

Tiago

1 comentário:

SilverBallerina disse...

Hei-de chegar lá *.*

P.S. - 100 páginas.

Blog Widget by LinkWithin