sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Nome do Vento - Primeiras 100 páginas


Depois de ler as primeiras páginas, e tal como prometido, aqui está a minha impressão quanto a esta obra. Não demorei muito para ter uma opinião quanto a este livro, foi bastante fácil avaliar este pequeno começo. E digo pequeno pois, para quem conhece minimamente este livro, sabe que é bastante extenso.

Patrick Rothfuss é oficialmente uma grande surpresa para mim. Li algumas críticas construtivas quanto a este livro mas nada se assemelha a desfolhar cada página e acompanhar a história. Primeiro, trata-se de uma escrita sem grandes floreados, bastante directa, tem peripécias divertidas, consegue prender o leitor sem o levar a divagar. O tipo de escrita de Patrick Rothfuss é o melhor que já li. Consegue ultrapassar nomes como George R.R. Martin, Juliet Marillier, Tolkien, e apenas me refiro ao tipo de escrita.

Quanto às personagens, só tenho a mencionar a forma fantástica como joga com o pouco elenco que tem ( pelo menos do que li) . O Cronista é uma personagem deliciosa. Quando apareceu pela primeira vez, e assim que li o seu capítulo, estava mais do que decidido e resolvido na minha cabeça que o teria de referir na minha opinião. E Kvothe... Que posso dizer desta personagem? Absolutamente fabulosa, nenhum defeito a apontar. Extraordinariamente bem construída.

"O Nome do Vento" é para mim a obra que todos os escritores desejariam redigir. Continuarei a dar a minha opinião se assim o quiserem, basta que deixem uma pequena referência no vosso comentário. Para quem está a ler e quem já leu, espero que tenham apreciado e continuem a apreciar esta maravilhosa obra do Senhor Patrick Rothfuss.

Patrícia

5 comentários:

Crosswords disse...

Já li "O Nome do Vento" e tenho de dizer que foi uma maravilha do início ao fim! Pessoalmente, continuo a preferir os livros da Juliet Marillier, mas compreendo perfeitamente a comparação. Estou ansiosa pelo 2º livro da trilogia...

ludmilla disse...

EStu com este livro aki em casa é o proximo da minha lista.. estou meia enrolada com a leitura do livro A CRUZ DE FOGO por isso naumcomecei a le este ,, mas como vc comparou a escrita com a de Juliet Marillier eu jah fico animada amuuuu juliet ,acho que vou gostar desse ...aguardo mais resenhas .....
bjokasss

Tatiana Moreira disse...

também já o li :P é um dos meus livros favoritos!! fantástico! e acredita... o Kvothe ainda vai dar que falar!! he he he ele é a minha segunda personagem literária favorita logo a seguir ao meu querido Mister Alba :P
bjs

Jojo disse...

Também achei o Cronista, uma personagem muito deliciosa... e o Kvothe é maravilhosamente bem construído.

Fico à espera das restantes opiniões!:D

Bjoka*

Anónimo disse...

Eu já passei a página 300 e estou a adorar. Acho que consigo captar cada palavra que leio. O Kvothe está mesmo muito bem construído... Vou continuar a ler e depois vou publicando a minha opinião no meu blog...

Boas leituras =)

Blog Widget by LinkWithin