segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

[Crónica] O que é um bom livro? - Patrícia

Um bom livro tem de ter um enredo cativante. A história, acompanhada por personagens bem construídas, um cenário onde o objectivo da obra se consiga realizar ou onde se desenvolva a maior parte dela e onde se possa entender a ideia do autor.

E aí está um aspecto que tem de ser tido em conta. A ideia do autor é muito importante. Todos os escritores têm a sua maneira de abordar determinado assunto e de o transmitir. Ter vários livros que abordam a mesma temática é uma boa forma de identificar e tentar perceber de que maneira um bom livro pode ser classificado. Para mim, esse é o princípio de uma boa crónica.

Quando tento classificar alguma obra, tenho de imediato esse aspecto em conta. Com a quantidade de obras de qualidade existentes no mercado literário, torna-se mais fácil avaliar tanto a escrita do autor, como o livro em si.

Patrícia

1 comentário:

Tiago Mendes disse...

Acho interessante abordares a importância do termo de comparação. para existir alguma justiça nas nossas críticas, temos de fundamentá-las tendo em conta as outras obras existentes dentro do mesmo género, ou que pretendem atingir fins semelhantes. :)

Blog Widget by LinkWithin