sexta-feira, 26 de março de 2010

Colecção Autores Lusófonos

Como já devem saber, a Visão lançou, no dia 4 de Fevereiro, prolongando-se até ao dia 11 de Março, uma colecção de livros de autores lusófonos que achei simplesmente fantástica. Autores como: Mia Couto, Pepetela, Chico Buarque, Germano Almeida, Kikia Matcho e José Cardoso Pires, figuram nesta colecção que em muito me agradou.

Fiquei realmente interessada em dois nomes particularmente sonantes da Língua Portuguesa: Mia Couto e José Cardoso Pires. Já com prémios de renome, achei que era um bom começo.

E vocês? Adquiriram esta colecção? O que têm a dizer destes dois autores e dos restantes referidos? Já leram alguma obra?

Patrícia

5 comentários:

susemad disse...

Adquiri a colecção especialmente porque era de autores que pouco ou nada conhecia. Daí que considerei que seria uma óptima forma de passar a conhecer algo das suas obras.
Já li o de Mia Couto e gostei mesmo muito da história. Muito bem contada e com toque de poesia. Do autor só tinha lido alguns contos.
Para além deste da colecção tenho "O Delfim", do Cardoso Pires para ler, mas nada conheço da escrita dele ainda. Estará para breve colmatar esse desconhecimento. :)

Tiago Mendes disse...

Adquiri toda a colecção, por andar numa tentativa de valorizar a literatura em língua portuguesa. Estou ansioso por a começar a ler :)

Boas leituras!

Ana C. Nunes disse...

Eu também comprei a colecção, mas sinceramente ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros, nem nenhum dos autores. Também foi por isso que comprei, para poder ler mais lusófonos.

Isabel Maia disse...

Eu comprei a colecção completa e só me falta ler o do cabo-verdiano Germano Almeida.
Se fores ao meu blog podes ler em detalhe as minhas opiniões mas deixo-te aqui umas breves considerações:
- Mia Couto é, de longe, o meu autor preferido e não me desapontou;
- Pepetela foi uma agradável surpresa para mim;
- Chico Buarque não me cativou muito;
- A escrita de José Cardoso Pires tem uma mística interessante;
- Filinto de Barros também tem uma escrita interessante, apesar de ser a sua única obra conhecida.

Espero ter conseguido elucidar-te :)

Raquel disse...

Não comprei esta colecção, mas comecei a comprar a segunda parte da colecção que começou a ser lançada a 6 de Maio. Devido ao sucesso da primeira parte, a revista optou por lançar outros livros de autores conceituados. Já li a Nação Crioula de José Eduardo Agualusa, e tenciono ler os restantes.
A verdade é que ler um livro que foi escrito na nossa língua materna tem outro sabor. Não há problemas com traduções mal feitas, e aparecem sempre expressões e pormenores próprios da linguagem portuguesa. É uma boa colecção. Acho que vale mesmo a pena adquiri-la!

Blog Widget by LinkWithin