quinta-feira, 18 de março de 2010

O Mundo dos Minimeus


Li o Artur com aproximadamente doze ou treze anos, e na altura foi uma leitura muito empolgante e da qual guardei boas recordações. «Artur e os Minimeus», escrito por Luc Besson (realizador de cinema, e romancista) trouxe até mim um mundo mágico longe do imaginário de dragões que lera em Eragon - um mundo mais mágico, mais colorido. Com pena minha, fiquei-me pelos dois primeiros livros (o segundo é «Artur e a Cidade Proibida»). Depois disso, fui adiando a leitura do terceiro, foram surgindo outros livros, e nunca cheguei a pegar nele - existe ainda um quarto, o último. Confesso que enste preciso momento ganhei de novo vontade de regressar a ele, ao imaginário infantil que, na minha opinião, caracteriza a saga.

Tudo isto porque hoje Luc Besson, o autor, celebra o seu 51º aniversário! Como devem saber, foi feita uma adaptação para cinema que englobava o conteúdo dos dois primeiros volumes - também ela muito gira, um filme familiar que via bem e estava original: também realizado pelo próprio Luc.

São livros para quem quiser encontrar a criança em si - lêem-se bem, e aqui deixo a referência. Já leram? Gostaram?

Tiago

6 comentários:

Jojo disse...

Eu também li o primeiro mas depois foram surgindo outros e esta saga ficou para trás.
Não porque não seja boa. É muito boa porém, simplesmente perdi-lhe o rasto.

Jojo disse...

PS: Como está correr as Duas Torres?
Eu estou quase quase acabando A Muralha e estou furiosa com Martin por ter (spoiler) matado uma das minhas personagens favoritas.

DiAlex disse...

Vi o primeiro filme e achei maravilhoso, as cores, a história, as personagens/actores, a música.
Depois entusiasmei-me e comprei/li os 4 livros. Não posso deixar de referir que me pareceu mais interessante o filme que o livro. Talvez seja culpa por ter visto primeiro o filme (tal como me aconteceu com o Stardust). Lá para os últimos livros, já tinha vontade de passar páginas. Não obstante, acho um bom livro para a malta jovem.

manda-me um mail sff, preciso fazer-te um convite =P info@digoonunes.com

Tiago Mendes disse...

Obrigado por ambos os comentários. Jojo, As Duas Torres estão a correr bem, embora me esteja a demorar um bocadinho mais de tempo do que o que tencionava inicialmente, tenciono terminar até Domingo. Quanto à Muralha de Gelo, essa parte surpreende toda a gente, e é partir daí que se pode afirmar que Martin é cruel. Mas prepara-te, porque vais ter muitas situações dessas nos próximos livros... >:D

Boas leituras!

Tatiana Moreira disse...

não li... mas amo o 1º filme *o*
fiquei vidrada nele xD a estória é tão linda *.*
e um dia qero ler os livros :P
bjs

Anónimo disse...

Eu já li os 4 livros quando era mais novo e simplesmente adorei. Acho que estão muito bem escritos.

Blog Widget by LinkWithin