quarta-feira, 7 de abril de 2010

Novidade da Semana - O Miúdo que Pregava Prego numa Tábua

Nome: O Miúdo que Pregava Pregos numa Tábua
Autor: Manuel Alegre
Editora: D. Quixote
Nº de Páginas: 112
Preço Editor: 10,8€

Sinopse: «Entretanto o miúdo cresceu, quer seja o que pregava pregos muito direitos numa tábua, quer o que engoliu os comprimidos do avô, quer o que se rebelou contra a humilhação das mangas curtas, quer os outros todos ou eu próprio, que não sei se fui cada um deles menos um, este que conta e tem tendência ora a efabular ora a querer ser tão verdadeiro que põe em dúvida o que de facto foi e até de si mesmo suspeita. Seja ele quem for, o certo é que o miúdo cresceu. E agora está aqui (mas ainda será ele?) a ver se consegue escrever um livro, sem saber o quê nem como. Pois que outro livro pode escrever-se? Vida de tantas vidas na tão curta vida.»

Esta novela acabadinha de ser publicada pela D. Quixote é um livro pequeno, de 112 páginas e letra grande, que dá vontade de ler. Embora a sinopse explore, por um lado, um certo sentido auto-biográfico (ou pelo menos é a ideia que me transmite), sinto també um distanciamento em relação à personagem principal. Um miúdo que pregava pregos numa tábua, e que era como qualquer miúdo. Nunca li nada de Manuel Alegre, a não ser alguns poemas seus conhecidos. Esta novela, pela sua pequena dimensão, e pelo tema que escolhe abordar, cativa-me, e pode ser que a leia.

Tiago
____________
Não esquecer o passatempo «A Guerra dos Tronos», a decorrer até Domingo! Esta saga de fantasia é excelente, e mesmo quem diz não apreciar fantasia a devia experimentar. Falo a sério.

1 comentário:

SilverBallerina disse...

Já o tinha visto à venda na Bertrand, mas não me chamou muito a atenção.

Blog Widget by LinkWithin