terça-feira, 6 de julho de 2010

Livros Preferidos!


Hoje venho perguntar aqui aos leitores do blog quais são os vossos livros preferidos de toda a vida... aqueles que vos marcaram, que se lembram ainda hoje passados x anos, que já releram y vezes, ou que simplesmente ocupam um lugar muito especial na vossa estante. Tentem ser minimamente selectivos, não coloquem listas gigantes!! (Eu sei que é difícil...)

Tiago

11 comentários:

Ana Luisa Alves disse...

Os livros que marcaram a minha vida são sem duvida.... muitos! XD E alguns deles bem fraquinhos, mas na altura significaram muito para mim, como a saga do Diário da Princesa. Eu adorava! Acompanhei os livros desde que o primeiro saiu, tinha eu 10 anos. Apenas o ano passado saiu o último, e apesar de há muito ter passado a idade dos livros de princesas, comprei o último. Nao podia resistir! :D
Depois a saga do Harry Potter também marcou a minha infancia. Depois surgiram outros livros para os "mais crescidos". "Jane Eyre", "O Monte dos Vendavais", "O Conde de Monte Cristo" e "E Tudo o Vento Levou", foram livros que gostei muito e marcaram de alguma forma aminha vida.... espero ainda descobrir muitos outros.
:D

Bruno disse...

Tenho alguns livros favoritos, mas aquele que me marcou mais foi a saga Harry Potter.

Anónimo disse...

Uma pergunta super difícil...
Bem, o primeiro livro que me marcou foi "Contos dos irmãos Grimm" que li quando tinha 10 anos, pois despertou-me para a leitura fantástica. Depois com 12 anos, foram os livros da Isabel Allende e do Paulo Coelho que li. Os seus livros marcaram-me porque me elevaram a um novo nível de leitura. Depois, começei a evoluir e fica para a minha história "As Aventuras de Tom Bombadil e outras histórias" do Tolkien porque é de uma genialidade tão pura, que nos toca; "Laços que perduram" de Nicholas Sparks, que me iniciou nos romances; "Felicidade" de Will Ferguson que me fez pensar no que é realmente a felicidade; "O Rapaz do Pijama às Riscas" o primeiro e único livro que me levou às lágrimas; "Os Homens que Odeiam as Mulheres" que me fez apaixonar-me por policiais; mais recentemente "Crónica do Pássaro de Corda" de Murakami que é de uma genialidade tão pura e contemporânea. Acho que é o melhor livro que alguma vez li e o que mais retrata o quotidiano normal (depois lá entra o surrealismo, mas há uma intenção subtil por parte do autor, pois ele quer mostrar algo, dizer algo. Não é apenas mais uma história)
Também os livros da Doris Lessing pela humanidade contida neles.

Nuno Chaves disse...

marcaram-me de uma forma especial jean de florette e manon des sourses (marcel pagnol), o conde de monte cristo (Dumas), volta ao mundo em 80 dias (Verne), as Brumas de Avalon (Zimmer Bradley), o alquimista (paulo Coelho) O Principezinho (Sain-Exupery), Palacio da Lua e o livro das Ilusões (P. Auster, último Acto em Lisboa e Companhia de Estranhos (Wilson, Equador (S. Tavares)) e recentemente A Sombra do Vento (Zafón). eis alguns dos que de alguma forma me tocaram bastante.

Cris =) disse...

É complicado dizer... Já falaram daqui da saga Harry Potter... gostei mas não ao ponto de me marcar. Existem livros que me fazem pensar na forma como eu olho a vida e como deveria mudar. São relatos de vida como por exemplo o Abandonada de Anya Peters que acabei de ler e o Filho de Ninguém de Michael Seed que me fazem pensar duas vezes antes de me queixar dos problemas da vida e pensar que coisas piores têm solução... por isso... nada de stresses. Os livros da Torey Hayden também são muito bons mas tenho de ler de quando a quando porque normalmente é sempre do mesmo. Normalmente que ando mais em baixo, leio o Xis Ideias para Pensar da Laurinda Alves... não sei porquê, este livro acalma-me e ajuda-me.
Claro que depois há muitos que eu gostei e voltarei a ler sem dúvida, por exemplo: Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón,A Casa dos Espíritos/Eva Luna/De Amor e de Sombra de Isabel Allende,A Colina das Bruxas/Presságio de Fogo Marion Zimmer Bradley, os livros da saga Twilight (num futuro mais distante), Kafka à Beira Mar de Haruki Murakami,...

Andreia Veríssimo disse...

Realmente é muito difícil escolher um só livro ou poucos livros favoritos mas para mim talvez os que mais gostei de ler e que não me importo de reler vezes e vezes sem conta são a saga "Harry Potter" já referida nos outros comentários e o livro "Chocolate" de Joanne Harris.
Apesar de ter sido o último livro que li e em inglês, também gostei muito da história de "Jane Eyre".

N. Martins disse...

É-me quase impossível responder a esta pergunta. Vou fazer um esforço. :) As Brumas de Avalon, sem dúvida, Cem Anos de Solidão, todos os do Saramago (não consigo escolher só um), A Leste do Paraíso, os do Murakami (também tenho dificuldade em escolher um), The World According to Garp, A Casa dos Espíritos, O Deus das Moscas, Germinal e o A Esposa do Deus do Fogo (da Amy Tan) por ter sido o meu primeiro livro volumoso e, ainda por cima, com capa dura. :) Tem valor sentimental, embora também goste muito da história. :)

susemad disse...

Uma pergunta não muito fácil de responder, Tiago!
Mas tenho alguns que sempre me acompanham nas profundezas das minhas memórias, como o "Memorial do Convento", de Saramago (muito embora goste de toda a obra do autor); "Uma Casa na Escuridão", de José Luís Peixoto; "O Estrangeiro", de Camus; "A Metamorfose", de Kafka; "D. Quixote de la Mancha, de Cervantes e "História de Uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar", de Sepúlveda. Teria muitos mais para referir, mas fico-me por estes seis. ;)
Boas leituras!

Anaa disse...

a saga Harry Potter marcou-me muito e ainda hoje sinto coisas impossiveis de explicar ao ler os sete livros que a constituem. Também gostei imenso do "Sapatos de Rebuçado" de Joanne Harris, apesar de também ter gostado de "Chocolate" apenas a sua continuação entra para o meu Top.
Também adorei "orgulho e preconceito" de Jane Austen e "O navegador solitário" de João Aguiar.

Alice Matou-se disse...

Para mim é fácil de responder :D

1. Capitães da Areia de Jorge Amado
2. Harry Potter's
3. Orgulho e Perconceito
4. Todos os outros

SilverBallerina disse...

Os meus favoritos? A saga Harry Potter, sem dúvida alguma. Apesar de outros livros me terem marcado muito, como Nómada, e toda As Crónicas de Gelo e Fogo de Martin que li até hoje, J. K. Rowling tem um lugar sempre reservado no meu coração. A sua obra conquistou-me de uma maneira que não sei explicar. Mas acho que logo a seguir vem George R. R. Martin ^^ De resto, é muito difícil escolher :o

Blog Widget by LinkWithin