segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Entrevista Exclusiva à leitora Sara (aqui do blog)!

(SARA)

1. Sentes de alguma maneira que a partir do momento que entraste no Lydo e começaste a fazer críticas o teu gosto pela leitura modificou-se de alguma forma?
É óbvio que sim. Dantes, apesar de ler bastante em comparação a outros jovens, não tinha conhecimento de tantos autores e a minha vontade de o fazer também não era muita. Na verdade, cingia-me aos livros que me iam oferecendo e às colecções que me chamavam a atenção. Depois, se fosse preciso, lia-as e relia-as as vezes que fossem necessárias. Para além de que a vontade de devorar livros não era tão grande, pois não esperava ansiosamente pelo próximo. Agora, com o vasto conhecimento que fui adquirindo em relação a autores, editoras e coisas assim, comecei a comprar muitos mais livros, a exigir muito mais de mim própria. E estou sempre com vontade de ler o próximo, mas também de não terminar o que estou a ler - se este for mesmo muito bom -, o que cria um sentimento esquisito, mas bom, dentro de mim.

2. Fazendo uma comparação com todos os outros anos da tua vida, em termos de leitura este está a ser dos melhores - mais qualidade?
Sim, sem dúvida alguma. Tal como referi na pergunta anterior, agora que conheço muitos mais autores, exijo muito mais. Conheci autores como, por exemplo, George R. R. Martin que, se visse numa livraria qualquer, nem sequer pegaria nele. Nunca pensei que uma "história sobre reis" (como eu a julguei logo no início) se fosse tornar tão boa. Foi preciso um empurrãozinho, mas depois disso já não conseguia parar! Conheci, assim, uma qualidade de leitura que eu jamais julgara existir - com este autor e tantos outros.

3. Existem alguns autores que dizes "Tenho mesmo de ler um livro dele..." mas não arranjas maneira de o fazer, por não te apetecer?
Antigamente, isso acontecia muitas vezes. Ficava curiosa, mas preferia ficar dentro do meu pequeno mundo de livros aos quais já estava habituada. Mas agora já não tenho problemas desses, porque aprendi a aceitar as sugestões que me dão. Para além de que tenho o Tiago, que, mesmo que eu não consiga comprar o livro em questão, acaba sempre por me emprestar. Posso não tê-lo na minha estante - com muita pena minha -, mas ao menos li-o e isso já é muito bom.

4. Tens alguma hora específica do dia para ler? E preferes férias ou período lectivo?
Eu leio muito à noite. Especialmente nas férias, sim. Mas é mais nas férias de Verão. Consigo ficar acordada mesmo até muito tarde, apenas por estar a ler. Ainda há pouco tempo olhei para o relógio e, quando vi que eram quatro da manhã, nem queria acreditar. Para além de que também não queria fechar o livro, mas lá teve que ser!
No período lectivo torna-se muito complicado. Leio antes de adormecer e nunca passo das 20 páginas porque ando sempre muito cansada. Mas, por vezes, tento ler nas aulas. Não sigam o meu exemplo! Já quase que ia ficando sem livro, uma vez ou outra. E, de outras vezes, também me ameaçaram mandar para a rua. Mas às vezes quero tanto ler aquele livro que não resisto a levá-lo dentro da mala, para o poder ler onde calhar!

5. Tinhas oportunidade de jantar com um autor/autora à tua escolha. Quem escolhias e o que lhe dizias?
Que pergunta mais complicada... No entanto, acho que escolhia a J. K. Rowling. Sei que há muitas pessoas que não acharam a sua saga nada de especial, mas a mim mudou-me a vida. Foi a primeira vez que senti o que é ser fã de qualquer coisa. Sentia mesmo muito carinho pelas personagens e pelo mundo que ela tinha criado. E, assim, ganhei uma curiosidade especial em saber mais acerca dela. Por vezes, vejo documentários acerca dela, mas fico sempre com dúvidas por resolver. Por isso, acho que lhe poria essas dúvidas, durante o jantar, esperando que ela não se fartasse de mim!

6. E agora a mesma pergunta, mas um pouco modificada... um jantar de amigos onde podias convidar, além de ti, 5 personagens de 5 livros diferentes. Quem seria a tua companhia nessa refeição e porquê?
Vou fazer numeração, pode ser? Sou muito organizada nestas coisas.
1 - John Snow (Crónicas de Gelo e Fogo). Sempre o imaginei de uma certa maneira na minha cabeça... E gostava de o ter à minha frente e perguntar-lhe «Como é viver naquele mundo?»
2 - Hugh Harrowfield, mais conhecido por Red (A Filha da Floresta). Apaixonei-me completamente por este homem. Ele é daquele género de personagem que deixa as raparigas a pensar «Quem me dera ter um assim para mim...» Mas o que mais me deixa contente, é que até tenho um.
3 - Hermione Granger (Harry Potter). Sempre tive um fascínio enorme por esta personagem! Não só pela do livro, como pela do filme. E também sempre me identifiquei um bocadinho com ela, o que tornava as coisas mais interessantes.
4 - Nómada (Nómada). Gostava que ela me explicasse pessoalmente todo aquele mundo em que ela vive e me contasse todas as suas aventuras. Seria uma experiência fantástica!
5 - João da Ega (Os Maias). Por ser a personagem mais divertida daquele livro e a que mais cativou. Acho que íamos ter uns debates interessantes.

7. Tens alguma opinião acerca dos e-books e audio-books, que começam a entrar agora no mercado português?
Sinceramente, nem por isso. Quer dizer, nunca experimentei nenhum... Mas também não tenciono experimentar. Penso que me era impossível substituir os meus queridos livros, aqueles com capas espectaculares que ocupam a minha estante e que têm páginas para eu folhear.

8. Qual a tua aspiração máxima enquanto leitora?
Conseguir ler todos os livros que tenciono ler, incluíndo aqueles que ainda nem eu sequer sei que existem! Ah, também não me posso esquecer que gostava de comprar todos os livros das Crónicas de Gelo e Fogo, para ter na minha futura estante. E o quanto gostava também de os ler a todos... Enfim, como vêem, muitas coisas me levariam à minha aspiração máxima enquanto leitora. Mas quantos mais livros ler e gostar, mais realizada me irei sentir.



Esperamos que a entrevista tenha servido para conhecerem melhor a Sara do Lydo e Opinado - ah, e se por acaso conhecerem as personagens com quem ela quer jantar, agradece-se que lhe possam dar os contactos deles para que se torne mais fácil...!!


A Equipa do Lydo e Opinado

1 comentário:

Ana C. Nunes disse...

Sinto o mesmo que a Sara em relação à saga Harry Potter, também foi a primiera vez que me senti fã de uma saga e não conseguia evitar adorar as personagens. Rir e chorar com elas.
Gostei das respostas, especialmente da sobre os 5 personagens. Muito interessante.

Blog Widget by LinkWithin