sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O Pássaro de Fogo - Crítica

Nome: O Pássaro de Fogo
Autora: Nicky Singer
Editora: Editorial Presença
Tradução: Maria José de La Fuente
Páginas: 177
Sinopse: "Nicky Singer era já uma conhecida escritora de romances para adultos quando, certa vez, o seu filho de onze anos lhe perguntou: «Por que não escreves alguma coisa para a minha idade?» E foi assim que surgiu O Pássaro de Fogo, esta obra fascinante que tem descrito uma trajectória de sucesso na Europa e Estados Unidos. O protagonista é Robert Nobel, um rapazinho de doze anos, de óculos e muito desajeitado, o alvo preferido da chacota dos colegas. A sua vida é um pequeno inferno - em casa sente-se triste com a ausência do pai; na escola é constantemente ridicularizado por Niker, o mais temível dos seus companheiros de turma. Numa tentativa para se proteger do mundo real, Robert refugia-se cada vez mais no seu universo interior. Mas um dia a vida coloca-lhe um desafio. Através de um projecto da escola, Robert conhece Edith Sorrel, uma senhora de idade com uma história enigmática. A amizade que nasce entre eles, baseada na partilha das suas histórias, segredos e sabedorias tão diversas é de uma beleza extraordinária e será, como todas as amizades autênticas, extremamente enriquecedora para ambos. Ao desvendar o mistério que envolve o passado de Edith, Robert devolve-lhe o canto, a magia e a vida; ao acreditar em Robert e em todo o seu potencial, Edith revela-lhe o seu imenso poder para vencer os medos, deixar cair a imagem fraca que construiu de si próprio e alterar definitivamente o curso da sua vida. O Pássaro de Fogo abre-nos as asas do sonho, é uma daquelas leituras que, com extrema inteligência e sensibilidade, nos faz acreditar no lado bom das coisas, dos outros e de nós próprios."


Este livro começa com a descrição de uma criança totalmente normal, igual a tantas outras que estão espalhadas pelo mundo. Pois, parece que não, mas muitas vivem os mesmos problemas que Robert, infelizmente. No entanto, é este o percurso que Robert conseguiu percorrer e aprender alguma coisa com ele. Apenas precisou de um pequeno empurrão e lá foi ele. Apesar de tudo, poucas crianças talvez sejam capazes de agarrar oportunidades como estas para se conhecerem melhor a si próprios e ao resto do mundo. Por isso, considerei Robert um menino forte, um exemplo para todos aqueles que vivem dos mesmos males.


A história é, de facto, misteriosa. Grande parte do livro passa-se com Robert a contar certas recordações, que se embrenham na sua história actual, coisa que gostei. A autora conseguiu fazer com que o passado e o presente se encontrassem de uma forma harmoniosa. Esta história encontra-se também um pouco envolta em magia; coisas que, talvez, não fossem possíveis. Mas, tal como Mrs. Sorrel diz «És um rapaz capaz de voar, um rapaz capaz de fazer tudo.» É assim que Robert se vai sentir, mal começa a desvendar o passado da sua idosa.


Tem um fim bastante bonito, apesar do fim da vida. Mas esta é mesmo assim: nascemos, vivemos e morremos. E essa também é uma das lições que este livro tenta ensinar: que tudo morre e que a culpa não é de ninguém. Fácil de ler e pequeno, este livro transborda muitas emoções nestas pequenas 177 páginas.


Personagens preferidas: Robert Nobel, Kate, Edith Sorrel, Ernest Sorrel, Catherine.


Nota: 6/10 - Agradável


Sara

1 comentário:

Anónimo disse...

Não podia ter feito um resumo era muito mais fácil

Blog Widget by LinkWithin